terça-feira, 16 de outubro de 2007

Atividade

Resenha do artigo: A comunicação digital e os desequilíbrios e esperanças em torno da definição de uma Sociedade da Informação: experiência latino-americana.
Autor: Juciano de Souza Lacerda


O artigo, A comunicação digital e os desequilíbrios e esperanças em torno da definição de uma Sociedade da Informação: experiência latino-americana, de Juciano de Sousa trata das relações em redes que as tecnologias da informação favorecem atualmente, e como estas tecnologias foram apropriadas pelo capitalismo gerando uma relação mercadológica na sociedade da informação. Porém o autor aponta um dado relevante neste contexto, o fato das relações em redes já existirem muito antes ao formato digital que se conhece. Juciano de Souza mostra em seu texto como o capitalismo que se coloca em nossa sociedade ajusta um mecanismo já existente, a comunicação – interação (as redes sociais), e, faz uso do mesmo inclusive com propagação de um discurso de progresso.
No decorrer da leitura fica perceptível que ao mesmo tempo as TICs propiciam uma relação mais dinâmica entre as pessoas e organizações, contudo fica explicito também a existência de um fosso entre o acesso às tecnologias da informação, gerando uma divisão entre quem detém estes conhecimentos ou ferramentas e os marginalizados. Se tratando de acessibilidade e democratização das TICs, o autor mostra algumas iniciativas ns América Latina no intuito de diminuir a barreira da marginalização digital. Juciano trás exemplos do Peru e da Bolívia, apontando estes ainda como necessários na dinâmica sócio-política destes países. Desta forma se entende que tais iniciativas de não deve estar alheias a decisões políticas, a utilização democrática das tecnologias, com o objetivo de promover a cidadania, passa por decisões políticas, da mesma forma que o contrario disto.
Fica claro neste artigo os propósitos que as TICs vem tomando na sociedade “mercadológica” da comunicação, evidenciando que o uso delas serve a um determinado modelo e atende a um segmento social. Para amenizar tal realidade, dentre os exemplos citados pelo autor, é colocado a necessidade do diálogo entre as diferentes formas de tecnologias a fim de promover a participação social, cultural e política. Outro dado interessante e igualmente preocupante é fato do Brasil, dentre os países da América Latina, apesar de ter o maior número de usuários da internet é o que tem o modelo mais obsoleto em comaparação a seus vizinhos no que diz respeito ao acesso democrático ao espaço digital. Voltando a questão política, é importante não dissociar a democratização da comunicação e das tecnologias da informação sem que haja um empenho com tal finalidade. Neste âmbito o artigo leva a outra discussão que é da democratização da comunicação através de emissoras de TV e rádio comunitárias.
Percebe-se ao longo deste artigo que mais do que nunca a sociedade na qual estamos inseridos coloca em prática a frase: informação é poder. Diante desta realidade as iniciativas de democratização das mídias e da tecnologia se coloca para nós, cidadão e, principalmente para os profissionais da área de comunicação como uma barreira.

Um comentário:

NC disse...

Adoleiiiiiii o nome do teu blog!!!